Da Casa das Boubas até ao Desterro

Roteiros do Conhecimento

Quinta, 18 Outubro, 2018 - 17:30 a 19:00
Museu da Dermatologia, Hospital de Santo António dos Capuchos
Visita guiada à Colecção da Dermatologia - Luis Sá Penella. Esta colecção engloba 266 máscaras provenientes dos Serviço de Dermatologia dos Hospitais  do Desterro e dos Capuchos, mandadas executar, entre os meados dos anos trinta e quarenta do século XX, pelos dermatologistas  Sá Penella e Caeiro Carrasco.

Nelas estão documentadas tridimensionalmente muitas patologias que, devido aos avanços das técnicas terapêuticas, desapareceram ou são excepcionalmente raras, como as gomas sifilíticas, os estadios avançados da doença de Nicholas Favre, algumas formas de tuberculose cutânea e as alterações dermatológicas ocasionadas pela utilização do arsénico inorgânico. O fundo documental da Colecção é constituído essencialmente por livros e publicações periódicas de Venerologia/Sifiligrafia, de finais do século XIX a meados do século XX.

Parceiro: Centro Hospitalar de Lisboa Central. EPE. Património Cultural

Ponto de encontro: Museu da Dermatologia, Hospital de Santo António dos Capuchos. Os visitantes deverão dirigir-se ao Hospital, no Campo Mártires da Pátria. Logo que entram no Hospital têm uma Igreja em frente.  O Museu da Dermatologia fica à esquerda da Igreja.​ O ponto de encontro será acompanhado de sinalética no local.

Atividade gratuita mediante inscrição (máx. 25 pessoas/por sessão).

Informações e Inscrições:

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

Parceiro