O Museu Nacional de Arqueologia e a biografia dos seus objetos

Roteiros do Conhecimento

Sábado, 13 Outubro, 2018 - 15:00 a 16:00
Museu Nacional de Arqueologia
No ano em que se comemoram os seus 125 anos de existência, propomos uma visita guiada ao Museu Nacional de Arqueologia para contar as histórias dos seus objetos. Eles revelam e ilustram a história da ocupação humana do território, mas também documentam as histórias das pessoas que os encontraram, os estudaram, colecionaram e contribuíram para a construção deste museu.

Num percurso pela exposição Religiões da Lusitânia, patente no Museu Nacional de Arqueologia, esta visita guiada irá destacar alguns dos seus objetos e revelar o seu percurso, desde que foram identificados até serem considerados objetos de museu. Ao reconstituirmos o itinerário dos objetos arqueológicos divulgaremos as ações e os conhecimentos de atores desconhecidos mas que também contribuíram para o desenvolvimento do Museu Nacional de Arqueologia como trabalhadores rurais, pastores, proprietários, padres, professores, engenheiros, médicos, militares, colecionadores, comerciantes, entre outros. Estas biografias evidenciam as de redes de divulgação e produção de conhecimento do seu primeiro diretor, José Leite de Vasconcelos, e enriquecem a história deste museu.

Parceiro: IHC-CEHFCi / Universidade Nova de Lisboa (FCSH)- Universidade de Évora; Museu Nacional de Arqueologia

Ponto de encontro: Entrada do Museu Nacional de Arqueologia

Atividade gratuita mediante inscrição (máx. 20 pessoas/por sessão).

Informações e Inscrições:

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

Parceiro