De sal e sombra - Oficina de papel salgado

Oficinas de fotografia Imagerie - Casa de Imagens

Domingo, 14 Outubro, 2018 - 10:00 a 14:00
Laboratório de pirognósticos | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Quando William Henry Fox Talbot começou as suas experiências no sentido de encontrar materiais fotossensíveis que permitissem o registo de uma imagem, os primeiros objetos que utilizou para criar as suas sciagraphs (desenhos de sombras) foram plantas. Estas imagens fotográficas primitivas, cujo processo de desenvolvimento deu origem a uma das mais importantes obras publicadas no domínio da fotografia - o livro “The Pencil of Nature”, de 1844, serão o ponto de partida para esta oficina, onde os participantes terão a oportunidade de recolher objetos do Jardim Botânico e registar-lhes as sombras através do processo inventado por Fox Talbot - o Papel Salgado. As impressões assim obtidas, juntamente com os espécimes que lhe deram origem são por fim incorporadas num “micro-álbum”, uma mistura de herbário e álbum de fotografias.

Destina-se a público geral, a partir dos 16 anos.

Inscritos: 4 mínimo; 8 máximo

Preço: 40€/pax (material incluído)

Formadores: Magda Fernandes e José Domingos

Mais informações e inscrições:
geral@imagerieonline.com | 916 199 408

Programa detalhado em http://imagerie.imagerieonline.com