Percursos de Matemática e Património

Set/19 15:00

Roteiros do Conhecimento

Quarta, 19 Setembro, 2018 - 15:00
No dia 19 de setembro, o comité UNESCO Matemática do Planeta Terra junta-se ao programa Roteiros do Conhecimento e oferece um programa gratuito de percursos dentro do tema Matemática e Património, com lugar em Lisboa, Coimbra e Porto pelas 15h00.

LISBOA
Visita guiada à Aula da Esfera
Visita e explicação histórica, no local, de uma das mais importantes e emblemáticas instituições educativas e científicas da história portuguesa com o Doutor Henrique Leitão.

Ponto de encontro | Átrio do edifício da Biblioteca do Hospital de São José, Lisboa

COIMBRA
Euclides em azulejos
Vamos conhecer um conjunto de azulejos datados do século XVII, baseados na obra "Os Elementos" de Euclides, bem como o seu lugar na História. A maior parte dos azulejos desta colecção que se conhecem fazem hoje parte da exposição permanente do Museu Nacional Machado de Castro, mas há mais alguns no Museu do Azulejo e também ao cuidado de particulares. Sabe-se hoje que estes azulejos foram mandados fazer pela Companhia de Jesus para o ensino de Matemática no Colégio de Jesus em Coimbra.
Depois de uma primeira sessão que nos dará a conhecer a sua história, iremos conhecer estes azulejos numa visita guiada no Museu Nacional Machado de Castro.
A sessão será conduzida pelo Doutor António Leal Duarte.

Ponto de encontro | Museu Nacional Machado de Castro

PORTO
A Matemática dos azulejos
O património constituído pelas fachadas das casas portuguesas com azulejos pode ser analisado de vários pontos de vista. O Atractor iniciou um projecto que analisa do ponto de vista matemático os padrões encontrados. O projeto centrou-se em Ovar (incluindo a praia do Furadouro), mas as ferramentas desenvolvidas permitirão estendê-lo a outras localidades.
Será feita uma exposição do projeto e de algumas das conclusões tiradas, por exemplo, a de que  o número de tipos de frisos e padrões diferentes encontrados, na recolha feita a partir de 712 casas e de 724 azulejos quadrados (ou rectangulares) foi, ao todo, de apenas 18. Mas o mais interessante é talvez referir que o número dos tipos diferentes daqueles, que sabemos que poderiam estar e (ainda) não foram encontrados é de apenas um padrão (e nenhum friso)!
Esta sessão será orientada pela Equipa da Associação Atractor.

Ponto de encontro | Receção da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, Jardim Botânico do Porto, Rua do Campo Alegre, 1191, 4150-181 Porto
Inscrições | info@mhnc.up.pt

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

Recursos relacionados

Logótipos