“V Edição da Feira da Matemática” prepara-se para receber centenas de jovens

Sexta-feira para as escolas | sábado para o público geral

A Feira da Matemática já ganhou o seu espaço na oferta educativa e cultural do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e chega agora a quinta edição.

No dia 19 de outubro, entre as 10h00 e as 17h00, o Museu prepara-se para receber as escolas (entre o 1º ciclo do Ensino Básico e Secundário) e no dia 20 de outubro, entre as 11h00 e as 18h00, abre as portas aos vários públicos, com atividades para “miúdos e graúdos” desde idade pré-escolar à idade adulta.

São dezenas as atividades onde se pode assistir, participar, experimentar e refletir sobre matemática e até ficar a conhecer as últimas novidades, como a apresentação do livro Desafios Matemáticos que te Vão Enlouquecer, com Inês Guimarães, a youtuber MathGurl ou assistir Fado Mathematico, interpretado por António Pinto Basto.

Assistir a atuação do Circo Matemático, participar em atividades de Origami, fazer “Jogos matemáticos, reutilizando materiais”, visualizar as Simetrias que nos rodeiam, falar de futebol em “Contas de Cabeça” e “Aos golos no Museu”, visitar várias exposições, são várias as sugestões de entre as 39 atividades, organizadas por 121 dinamizadores de instituições de várias zonas do país, que decorrerão durante dois dias no MUHNAC.

No programa estão também quatro conferências, nomeadamente, na sexta-feira, “O Mais Famoso de Todos os Números”, com Professor José Paulo Viana e “A Matemática das Mensagens Secretas”, com Professor Jaime Carvalho e Silva e no sábado, “104 anos de Martin Gardner – Celebration of Mind”, com o Professor Jorge Nuno Silva e “Cólera, contas e constantes: matemática e a propagação de doenças”, com Professor Paulo Doutor.

Todas as atividades são de participação livre para o público no sábado e para as escolas (na sexta-feira) é apenas necessária inscrição prévia. Até à data estão já inscritos cerca de 500 alunos de 14 escolas para participar nas atividades a decorrer na sexta-feira.

Por mais um ano o MUHNAC realiza a Feira da Matemática porque «queremos mostrar como a Matemática está presente no mundo que nos rodeia e que pode ser compreendida e apreciada», explica Anabela Teixeira, da comissão de organização do evento.

A Feira da Matemática é uma iniciativa organizada pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a Sociedade Portuguesa de Matemática, a Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Estatística, a Associação Portuguesa de Investigação Operacional e o Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra.