Inauguração da exposição "E3 - Einstein, Eddington, Eclipse - 100 anos depois"

Maio/16 17:00 - Maio/17 19:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Celebração dos 100 anos do Eclipse de 1919

Quinta, 16 Maio, 2019 - 17:00 a Sexta, 17 Maio, 2019 - 19:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A exposição E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse centra-se em aspetos históricos de duas expedições astronómicas britânicas, uma liderada pelo astrónomo Eddington, que se dirigiu à ilha do Príncipe e a outra que rumou ao Sobral, Brasil. Pretendiam observar o eclipse solar total de 29 de maio de 1919 e testar uma das previsões da teoria da relatividade geral de Einstein. Destaca o “encontro improvável” entre Einstein e Eddington, os preparativos das expedições em tempos de guerra, as peripécias das viagens, os sobressaltos das observações e o seu enorme impacto nas comunidades nacional e internacional de astrónomos e no público em geral. Reserva um lugar às instituições e astrónomos de Lisboa.

A cerimónia incluirá a apresentação de um selo comemorativo lançado pelos CTT.

Mais informações em:http://ciuhct.org/divulgacao/exposicoes/e3-einstein-eddington-e-o-eclipse