Virtudes e Criptogâmicas: jardins microscópicos de musgos e líquenes no Parque das Virtudes

Jun/14 15:00 - Jun/14 17:00
PORTO | Chafariz das Virtudes | Jardim das Virtudes

Roteiros do Conhecimento 2019 - PORTO

Sexta, 14 Junho, 2019 - 15:00 a 17:00
PORTO | Chafariz das Virtudes | Jardim das Virtudes

Desde que haja luz e humidade suficientes, os musgos e líquenes são capazes de colonizar todos os pequenos nichos inadequados para plantas com flores. Estes organismos podem ser quase tão pequenos e estar tão escondidos que nem damos por eles no meio de um jardim. Por outro lado, eles próprios são a “casa” ou o “jardim” de outros animas, plantas, algas ou fungos ainda mais pequenos, que os usam como refúgio, alimento, ou até, um jardim onde repousar. No caso dos líquenes, temos ainda de pensar que eles próprios são conjuntos de microrganismos que vivem associados para sobreviver.

Localizado no centro histórico do Porto, o Parque das Virtudes ocupa o espaço que outrora pertenceu à Companhia Hortícola Portuense, concebido pelo jardineiro paisagista José Marques Loureiro (1830-1898). Em 1965, foi adquirido pela Câmara Municipal do Porto, tendo sido efetuadas obras de recuperação, em 1998. Através de um percurso pelo Jardim das Virtudes e, com o auxílio de lupas, vamos descobrir estes pequenos organismos na infinidade de locais onde surgem e ao mesmo tempo revelar algumas curiosidades e mitos sobre estes dois grupos biológicos. Venha descobrir este património de vida que engrandece a biodiversidade de qualquer jardim, inclusivamente o seu favorito.

Parceiro: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

Dinamizadores: Cristiana Vieira, Helena Hespanhol e Joana Marques​

Ponto de encontro: Chafariz das Virtudes, entrada do Parque pela Calçada das Virtudes, Porto

Atividade gratuita mediante inscrição - máx. 20 pessoas

Informações e inscrições:

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

ORGANIZAÇÃO