800 Anos da Saúde em Portugal

Out/19 10:00 - Out/19 11:30

Roteiros do Conhecimento 2019

Sábado, 19 Outubro, 2019 - 10:00 a 11:30

Visita à exposição 800 Anos da Saúde em Portugal, no futuro espaço-sede do Museu da Saúde (antigo serviço de Neurocirurgia do Hospital Santo António dos Capuchos). Inaugurada em abril 2017, a exposição esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade, dando a conhecer perto de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e dos acervos, ligados à saúde, de várias instituições parceiras. Abrindo com uma cronologia dos museus de saúde e medicina portugueses e acompanhando as etapas do progresso técnico-científico, a história epidemiológica, o desenvolvimento dos serviços assistenciais e das políticas sanitárias, a mostra percorre seis momentos chave: a fundação dos primeiros serviços de saúde na Idade Média e dos primeiros; os hospitais régios em finais do século XV; os avanços da farmacopeia e da medicina no período moderno; o desenvolvimento das políticas sanitárias nacionais; as grandes inovações técnico-científicas que alteraram os cuidados de saúde; a luta contra as doenças endémicas no século XX e os serviços de saúde no século XX.

Parceiro: Museu da Saúde

Ponto de encontro: Museu da Saúde (antigo serviço de Neurocirurgia do Hospital Santo António dos Capuchos). A entrada para o Museu efetua-se pelo portão da Calçada de Santo António dos Capuchos ou pelo portão principal do Hospital no topo da Alameda de Santo António dos Capuchos.

Atividade gratuita mediante inscrição - máx. 25-30 pessoas

Informações e inscrições:

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

ORGANIZAÇÃO