Fundo bibliográfico “Centro de Antropologia Cultural e Social” incorporado no Museu Nacional de Etnologia

Universidade de Lisboa transfere fundo bibliográfico de Antropologia

O fundo bibliográfico “Centro de Antropologia Cultural e Social”, que até 2015 se encontrava sob tutela do Instituto de Investigação Científica Tropical, atualmente da Universidade de Lisboa, foi agora incorporado na biblioteca do Museu Nacional de Etnologia (MNE), no âmbito de um protocolo de colaboração estabelecido entre a ULisboa e a Direção-geral do Património Cultural (DGPC).
 
Constituído a partir de 1965, este fundo bibliográfico especializado na área da antropologia é hoje composto por 7500 volumes e foi até 1993 um dos dois fundos mais importantes da Biblioteca do MNE. A sua relevância prende-se sobretudo com o facto de ter sido constituído em íntima articulação com algumas das suas principais coleções relativas às culturas não-europeias.
 
Em comunicado o MNE expressa «o seu agradecimento e o seu total reconhecimento à Universidade de Lisboa pela possibilidade de integração deste importante acervo bibliográfico na sua Biblioteca, assim como pela inexcedível cooperação demonstrada por todos aqueles que, no âmbito daquela Universidade, participaram neste processo».  
 
O MNE passa então a garantir a salvaguarda, valorização, divulgação e disponibilização ao público do fundo bibliográfico “Centro de Antropologia Cultural e Social”, e como tal o mesmo encontra-se agora disponível para consulta na Biblioteca do Museu e a breve prazo o respetivo catálogo poderá ser consultado, em conjunto com os restantes acervos da biblioteca do Museu Nacional de Etnologia, em bibliotecas.patrimoniocultural.pt