Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra (1936-72) ou a “excelência científica na periferia

Out
Out/23 18:00 - Out/23 19:30
COIMBRA | Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras de Coimbra

Roteiros do Conhecimento 2019 - COIMBRA

Quarta, 23 Outubro, 2019 - 18:00 a 19:30

O Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras de Coimbra (1936-72) foi considerado na sua época, pela comunidade académica internacional, como um dos mais avançados laboratórios de Fonética Experimental do mundo. Após a jubilação do seu director, Professor Armando de Lacerda, ocorrida em 1972, este espaço laboratorial onde se haviam especializado investigadores de universidades como Harvard, Cambridge, Bona ou Edimburgo, entre muitos outros, incorreu numa trajectória de esquecimento. Nesta visita pretendemos contribuir para a recuperação da memória deste excepcional laboratório, visitando as suas antigas salas na Faculdade de Letras de Coimbra e observando, nas reservas do Museu da Ciência de Coimbra, alguns dos inovadores instrumentos científicos criados pelo Professor Lacerda, cuja aplicação representou a introdução de novos métodos de investigação Fonética.

Conheça melhor este laboratório através da reportagem realizada pelo Jornal Público aqui.

Dinamizador: Quintino Lopes

Ponto de encontro: Entrada do Laboratório Chimico (Museu da Ciência de Coimbra)

Atividade gratuita mediante inscrição - máx. 20 pessoas

Informações e inscrições:
geral@museudaciencia.org | 239 85 43 50

ROTEIROS DO CONHECIMENTO
Programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da Cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida os portugueses a descobrirem o património nacional. Coordenado pelo MUHNAC-ULISBOA esta é uma iniciativa organizada em estreita parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

FERRAZ DE LACERDA, LDA

ORGANIZAÇÃO