Desaparecidos no Paraíso

Exposição de Alina Gherasim

31 de Outubro de 2019 a 30 de Novembro de 2019

Sala Azul

A partir das Histórias Trágico-Marítimas do século XVI português, a artista entrou em contato com mundos desconhecidos, mas cheios de detalhes tangíveis, visíveis e incontestáveis.

Citando a Alina Gherasim “Do Paraíso, dizem que é melhor não voltar, por isso, todas essas histórias têm um final trágico. Tal como dizia José Saramago no prefácio da edição francesa de Histoires Tragico-Maritimes, a morte torna-se familiar. A intimidade perturbadora entre o fim assustador e um novo começo quase impercetível está presente em segundo plano em todas essas histórias. Galeões carregados de bens preciosos e muitas almas perdem as suas esperanças mundanas e encontram, sem querer, as esperanças paradisíacas, no seguimento das cerimónias funestas dos naufrágios.”

Curadoria: Sofia Marçal

Exposição de Arte e Ciência