MUHNAC colabora com espécimes da coleção didática no evento “Palácio das Histórias”

No passado dia 16 de novembro, decorreu mais um evento “Palácio com Histórias”, na Biblioteca Municipal de Belém. Foi apresentado ao público o Palácio Angeja, pela mão do 3º Marquês de Angeja, Pedro José de Noronha Camões de Albuquerque Moniz e Sousa (1716-1788).

O 3º Marquês de Angeja foi um nobre estadista que exerceu diversos cargos de confiança régia e sucessor de Marquês de Pombal. No palácio onde habitava, na Rua da Junqueira, em Lisboa, conseguiu formar um notável Gabinete de Curiosidades com diversos espécimes de história natural e alguns objetos de etnografia, de onde se destaca uma múmia egípcia.

Para recriar o ambiente deste Gabinete, a Biblioteca Municipal de Belém solicitou, uma vez mais a colaboração do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) através da disponibilização de alguns espécimes da sua coleção didática, nomeadamente conchas da coleção de invertebrados marinhos, uma caixa entomológica com espécimes de borboletas tropicais, tubos de sementes, minerais da coleção de geologia, uma folha de herbário e micro mamíferos. Esta edição teve a participação especial do Deus Osíris, Deus do Julgamento segundo a mitologia egípcia, que explicou os desenhos inscritos na réplica da múmia que se encontrava no local.