Esfera Armilar

A esfera armilar é um objeto que representa um modelo do universo

O universo é vasto e complexo e o ser humano sempre ambicionou compreendê-lo. Uma esfera armilar é um objeto que representa um modelo do universo. Inventada de forma independente na Grécia antiga e na China, teve uma utilização mais tardia no mundo Islâmico e na Europa da Idade Média. O exemplar mais antigo conhecido, data do séc. XIV e encontra-se no Museu Whipple de História da Ciência, em Cambrigde.

O exemplar exposto, ainda em estudo, é uma esfera armilar ptolomaica porque no centro está a Terra. Também é possível ver, no interior dos anéis, representações do Sol e da Lua, suportados em duas hastes que se podem movimentar à volta da Terra.

A combinação de anéis ou armilas representam localizações na esfera celeste usadas pelos astrónomos para descrever o céu noturno e localizações no globo terrestre. O aro central, mais largo, onde estão indicadas as constelações do zodíaco, denomina-se eclítica e representa o caminho aparente anual do Sol ao longo do ano.

Os circulos grandes, em madeira, que passam nos pólos celestes, norte e sul, são os coluros solesticial e equinocial e intersetam a eclitica nos pontos que correspondem aos solstícios (dia maior e mais pequeno do ano) e aos equinócios (o dia igual à noite em todos os pontos da Terra). Também, em madeira, pintada a vermelho, estão representados o equador celeste, o trópico de Câncer no hemisfério Norte e o trópico de Capricórnio, no hemisfério Sul. O circulo polar ártico e antártico completam a representação das linhas principais da esfera celeste. A esfera armilar está apoiada num suporte ligado a um circulo vertical, que suporta um circulo horizontal metálico que representa o horizonte celeste.

Existem diversos tipos de esferas armilares, sendo que, as mais elegantes, construídas com materais nobres e resistentes, pertenceriam às classes sociais mais abastadas. Uma esfera armilar deste género, com os circulos em madeira, poderá ter sido usada no ensino, ajudando à compreensão da geometria tridimensional da esfera celeste.

 

Esfera Armilar | Armillary Sphere Proveniência | Provenance: Depósito, pertencente a Luís Tirapicos | Long-term loan, property of Luís Tirapicos Fabricante | Maker: Desconhecido, França | Unknown, France MUHNAC-UL, UL-DEP2216

 

English version