Todas as coleções do MUHNAC e IICT estão acessíveis em regime de acesso aberto e universal para efeitos de investigação, divulgação e educação, mediante pedido devidamente justificado.
Os pedidos de consulta ou de empréstimo possuem formulários próprios que deverão ser enviados para geral@museus.ulisboa.pt.
* Formulário de pedido de consulta ou acesso in situ.
* Formulário de pedido de empréstimo para investigação.
* Formulário de pedido de empréstimo para exposições ou outros fins.
Foto de Luís Filipe Lopes, MUHNAC
Neste período de pandemia COVID-19, dê preferência ao acesso digital, sempre que possível. Caso necessite de consultar presencialmente as nossas coleções, poderá fazê-lo a partir de dia 15 de junho.
O Museu implementou um conjunto de medidas para que o possa fazer em segurança, de acordo com a legislação em vigor, as orientações da DGS e da DGPC, e da Universidade de Lisboa.
- O pedido de consulta deverá ser feito por mail com antecedência mínima de 15 dias, incluindo listagem completa de todos os exemplares/objetos a consultar.
- Enquanto permanecer no Museu, deverá observar as recomendações gerais de lavagem frequente das mãos, respeito pela etiqueta respiratória e manter o distanciamento social.
- As salas de consulta estão devidamente desinfetadas e reduzimos o número de visitantes por sala.
- Na sala de consulta, para além da máscara fácil, é obrigatório o uso de luvas e bata.
- Sempre que possível, deverá trazer o seu próprio material de apoio a consulta (craveira, pinça, etc.).
- Caso necessite de utilizar equipamento óptico, deverá utilizar óculos de proteção. O equipamento é devidamente desinfetado antes e depois da utilização, pelo curador ou conservador.
- Os objetos que forem alvo de consulta serão colocados em quarentena, durante um período de 10 dias, em área designada para o efeito.