Cursos MUHNAC

MUHNAC CURSOS | COURSES

Coleções e Património Científico | Scientific Collections and Heritage

 

O MUHNAC oferece uma ampla variedade de cursos destinados a complementar a formação de profissionais de museus, estudantes de diversas áreas e demais interessados na preservação e acessibilidade de coleções e património. A formação tem como foco as coleções científicas e o património científico.

Os cursos são ministrados em Português ou Inglês. Excepto quando especificamente mencionado, todos os cursos decorrem no MUHNAC, em Lisboa.

A inscrição nos cursos é feita mediante envio de formulário até à data limite definida, para geral@museus.ulisboa.pt

O preçário pode ser consultado aqui. Possibilidade de concessão, em número limitado, de inscrição gratuita, no âmbito da infraestrutura científica PRISC. Será dada prioridade a desempregados, residentes fora da área metropolitana de Lisboa e estudantes; será atribuída a gratuitidade às inscrições excedentes até ao número máximo definido para cada curso, por ordem de receção das candidaturas.

 

Cursos 2020

 

Museus e Coleções Científicas

Formador: Marta Lourenço

História e tipologia dos museus e coleções científicas. Gabinetes de História Natural e Gabinetes de Filosofia Natural. Jardins Botânicos e Herbários. Coleções universitárias. Funções e missões ‘tradicionais’ e contemporâneas. O Museu vs.  Centro de Ciência. Significado dos objetos. Desafios na documentação e interpretação de coleções. Fontes, catálogos e inventários. Questões específicas de curadoria, conservação e ética. Introdução à Museologia da Ciência.

Horário: 14.00 às 17.00          Tipo: Teórico         

Inscrições: em data a anunciar           Preço: A            Número máx. de participantes: sem limite            Número de inscrições gratuitas PRISC: 10

 

 

Património da Ciência

Formador: Marta Lourenço

O património da ciência no contexto do património cultural. Tipologias. Políticas, standards, ética e legislação. Métodos de levantamento e classificação. O património da ciência como fonte de investigação. Desafios na preservação, gestão e acesso. Introdução a questões de conservação específicas (materiais químicos, bacteriológicos/virológicos e radioativos). A documentação in situ do património da ciência. O património da ciência recente (pós-guerra).

Horário: 10:00 às 17:00 (com 1h de pausa de almoço)            Tipo: Teórico          

Inscrições: em data a anunciar           Preço: B            Número máx. de participantes: sem limite            Número de inscrições gratuitas PRISC: 10

 

 

Coleções de História Natural: uma mais valia na educação sobre ciência

Formador: Raquel Barata

Metodologias para aprendizagem ativa no ensino das ciências (IBSE). A importância dos objetos de coleções científicas e dados associados para o desenvolvimentos de conteúdos educativos e atividades IBSE. Exercícios de aplicação prática e discussão “Focus Group” sobre os resultados da ação.

Horário: 17.00 às 20.00          Tipo: Workshop        

Inscrições: em data a anunciar              Preço: A            Número máx. de participantes: 15            Número de inscrições gratuitas PRISC: 5

 

 

Coleções Científicas como Fontes de Investigação em História

Formador: Marta Lourenço

Museus, coleções e objetos como fontes primárias para a História da Ciência, Tecnologia e Medicina. Introdução à cultura material. A cultura material da ciência. O método Winterthur. Replicação de experiências científicas históricas. O método/mapa de Gessner. Biografias de objetos e biografias de coleções.

Horário: 10:00 às 17:00 (com 1h de pausa de almoço)            Tipo: Teórico + 1 estudo de artefacto (hands-on)           

Inscrições: em data a anunciar             Preço: B            Número máx. de participantes: 15            Número de inscrições gratuitas PRISC: 5

 

 

Coleções Científicas como Fontes de Investigação em Biodiversidade

Formador: Judite Alves

Introdução às coleções de História Natural (CHNs). Diferentes tipos de CHNs. O valor intrínseco e o valor instrumental das CHNs. O papel das CHNs na seleção de áreas importantes para a conservação; na documentação da regressão de espécies e na preparação de Livros Vermelhos; na descrição de novas espécies; em estudos de avaliação de impacto ambiental e monitorização da biodiversidade; na monitorização da qualidade do ar; como fonte de informação para a medicina forense; na documentação e na previsão dos efeitos das alterações climáticas.

Horário: 14:00 às 17:00            Tipo: Teórico 

Inscrições: em data a anunciar         Preço: A            Número máximo de participantes: sem limite            Número de inscrições gratuitas PRISC: 10

 

21 de novembro

Ética e Museus

Formador: Marta Lourenço

Introdução à ética e legislação de museus. Origens. O Código de Ética/Deontologia do ICOM. Relações entre ética, legislação (nacional e internacional) e práticas (gestão de coleções, programas educativos e exposições). Caso específico: museus e coleções científicas. Dilemas.

Horário: 10:00 às 17:00 (com 1h de pausa de almoço)            Tipo: Workshop           

Inscrições: até 6 de novembro       Preço: B            Número máx. de participantes: 15            Número de inscrições gratuitas PRISC: 5