Memórias Partilhadas, Férias no Museu | Suspenso

Programa para crianças dos 6 aos 12 anos

Segunda, 30 Março, 2020 - 10:00 a Sexta, 3 Abril, 2020 - 14:00

NOTA:

Devido à evolução da situação relativa ao COVID-19, entendeu a Universidade de Lisboa tomar um conjunto de medidas de contenção da propagação do vírus.

Mais informações aqui.

O programa Férias no Museu, edição Páscoa 2020 decorrerá na semana de 30 de março a 3 de abril.

Em cada dia são desenvolvidas atividades, de manhã das 10h00 às 13h00 e à tarde das 14h00 às 17h00, que promovem a descoberta e partilha de conhecimento entre as crianças e adultos (familiares ou amigos) que as acompanhem ou que participem a partir de casa.

Preço:

13€/criança + 1 adulto (facultativo) por atividade
25€ /criança + 1 adulto (facultativo) por dia
100€ /criança + 1 adulto (facultativo) nos 5 dias

30 de março – segunda-feira
Plantas para que vos quero?
Todos os dias surgem histórias no Jardim Botânico sobre os usos que fazemos das plantas… como foram mudando ao longo do tempo? Vamos descobrir plantas que contam velhas e novas histórias sobre os seus usos e construir um pop up com materiais vegetais.

A cozinha de antes e de agora
Porque as plantas fazem parte da nossa alimentação, vamos pensar na sua importância para a saúde e comparar o que comíamos antes com o comemos agora: vamos cozinhar à moda antiga?

31 de março – terça-feira
Lua de abril
Sob a matriz de céu estrelado do Planetário do Museu, vamos falar da origem da Páscoa e da sua relação com os corpos celestes. Que histórias sabem os mais velhos?

Peddy-paper no Museu
Vamos percorrer o Museu com o desafio de decifrar vários enigmas localizados em diferentes pontos.

1 de abril – quarta-feira
Animais de outrora e de agora
Vamos descobrir como evoluíram os animais partindo da observação das espécies representadas no Museu. Que animais de Portugal conhecemos?

A escola no tempo dos avós
Como era a escola dos meus avós? Vamos conhecer o Laboratorio Chimico e realizar um jogo de pistas.

2 de abril – quinta-feira
Jogar e reutilizar… como antigamente
Depois de aprendermos vários jogos matemáticos, vamos reutilizar materiais para construir os que mais gostarmos.

Física nas nossas vidas
Na Exposição Participativa de Física, os mais novos e os mais velhos vão participar em experiências divertidas e inspiradoras para compreender os segredos da Natureza.

3 de abril – sexta-feira
Memórias do Jardim Botânico de Lisboa
A descoberta da história do Jardim Botânico contada por algumas plantas, num percurso que destaca imagens e memórias antigas… vamos criar a nossa história, encenar fotografias e construir molduras com materiais vegetais para mais tarde recordar.

Segredos do Museu
Visita à sala de taxidermia em conversa com o seu responsável e a uma reserva/coleção de zoologia.

Informações e inscrições:

Email: geral@museus.ulisboa.pt