Dia Internacional dos Museus

Maio/18 11:00 - Maio/22 17:00
Museu e Jardins Botânicos

Museus para a igualdade: diversidade e inclusão

Segunda, 18 Maio, 2020 - 11:00 a Sexta, 22 Maio, 2020 - 17:00
Museu e Jardins Botânicos

Coincidindo com a reabertura dos museus ao público, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), este ano dedicado ao tema Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão, tema que está na agenda do MUHNAC-ULISBOA, mas que atualmente requer uma redefinição e reflexão face à necessidade de um acesso global, social e presencial, dificultado com as contingências da COVID-19.

Neste programa, o MUHNAC garante o acesso às suas exposições e coleções através de visitas virtuais e ainda algumas atividades presenciais destinadas a grupos até 5 pessoas, de forma a permitir o acesso a quem o digital não chega ou não agrada.

Desta junção de vontades, resulta uma programação acessível à “distância de um clique” que conduz o público por visitas guiadas ao Jardim Botânico de Lisboa, ao Jardim Botânico Tropical, às exposições do Museu e às suas coleções.

Programa comemorativo:

18 DE MAIO

11h00 e 15h30 - Jardins Botânicos: ciência e bem-estar ao serviço de todos
Visita guiada ao Jardim Botânico de Lisboa para grupos até 5 pessoas.*

14h00, 15h00, 16h00 e 17h00 - Reabertura Especial para os Amigos do Museu,(por convite) para grupos até 5 pessoas; às 15h00 com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa.*

15h30 90 segundos no Museu
Vídeo que dá a conhecer a importância das coleções de história natural para a investigação científica sobre os elefantes africanos.  Um projeto digital, coordenado pela curadora Cristiane Bastos-Silveira (publicado no Facebook e Youtube do Museu)

16h00 – Papel das coleções no estudo das epidemias
Visita virtual com Judite Alves, sub-diretora do Museu (Instagram)

19 DE MAIO

15h00 - Hubble: 30 anos de observações e descobertas
Visita guiada para grupos até 5 pessoas.*

16h00 - Museu de Ontem, Museu de Hoje: 400 anos de história, diferentes contingências.

20 DE MAIO

16h00 - História Natural no MUHNAC: diversidade e inclusão

21 DE MAIO

Atividades demonstrativas no MUHNAC para grupos até 5 pessoas.*

16h00 Do Jurássico ao Jardim: percurso que se inicia na exposição Entre Dinossáurios e termina no Jardim Botânico de Lisboa.

22 DE MAIO

10h00 – Biodiversidade no Jardim Botânico Tropical
Visita guiada para grupos até 5 pessoas, assinalando o Dia Internacional da Biodiversidade.*

11h00 - Biodiversidade no Jardim Botânico de Lisboa

16h00Coleções e conservação da biodiversidade
Visita guiada à exposição SPECERE para grupos até 5 pessoas, assinalando o Dia Internacional da Biodiversidade.*

Todas as atividades são gratuitas mediante a apresentação do bilhete de entrada.

* Inscrições na hora ou para geral@museus.ulisboa.pt | Tel: 21 392 18 08