Ciclo de Conversas light

À conversa com Sandra Santos

Quarta, 8 Julho, 2015 - 19:00 a 20:00
Sala Vandelli - Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O ciclo de conversas light pretende ser um conjunto de encontros informais com investigadores, historiadores e fotógrafos para uma conversa descontraída sobre a luz e as suas vertentes e aplicações. A acontecer mensalmente até ao final do ano, esta é uma atividade programada no âmbito do Ano Internacional da Luz e das tecnologias baseadas na luz. Participe! Prometemos encontros descontraídos e iluminados!

Convidado: Sandra Santos, historiadora responsável pelo Farol Museu de Santa Marta

A utilização do fogo constituiu uma ajuda preciosa para a navegação costeira desde a mais remota Antiguidade, trazendo-nos à memória uma das sete maravilhas do mundo antigo, o farol de Alexandria, construção que influenciou fortemente as estruturas posteriores do mesmo tipo.

Com o advento da navegação à escala global a partir do séc. XVI e face a navegadores cada vez mais exigentes, houve necessidade de garantir, numa primeira fase, que a luz sinalizadora se distinguisse das circundantes. Mais tarde, procurou-se individualizar cada farol permitindo assim a sua identificação. Foi neste contexto que os faróis se destacaram, sobretudo entre os séculos XVII e XIX, como espaços privilegiados de experimentação no que concerne ao estudo da ótica e à utilização de novas e mais eficazes fontes de energia.

Apesar dos avanços tecnológicos do mundo atual, a simples existência de uma luz no cimo de uma torre continua a cumprir o seu princípio fundamental, indicar o local onde o mar encontra a terra.

Entrada livre.

PRÓXIMAS SESSÕES: