Jardins Botânicos na Escola

Os Jardins Botânicos da Universidade de Lisboa trabalham em parceria para levar às escolas questões importantes sobre as plantas: são exploradas maletas com estruturas recolhidas no Jardim Botânico de Lisboa, no Jardim Botânico Tropical e no Jardim Botânico da Ajuda para auxiliar uma procura ativa de respostas. Sempre que existir um jardim no pátio da escola será incluído um percurso que aplique os conhecimentos. 

Projeto piloto disponível nesta fase apenas para as escolas do Concelho de Lisboa.
 

CRESCER DA RAÍZ À SEMENTE 
Como é construída uma planta? As diferentes partes das plantas e suas funções (raízes, caule, folha, fruto) a partir de estruturas da maleta dos Jardins Botânicos.
1º Ciclo do ensino básico


DENTRO DAS FOLHAS 
Porque razão as folhas mudam de cor? A importância da fotossíntese para assegurar as funções vitais das plantas e a sua relação com os ciclos anuais, a partir da observação de estruturas da maleta dos Jardins Botânicos. 
2º Ciclo do ensino básico


MIL E UMA MANEIRAS DE SOBREVIVER 
As plantas são todas iguais? Sendo originárias de diferentes partes do mundo que desafios encontram e que adaptações desenvolvem para sobreviver e garantir a sua reprodução? A maleta dos Jardins Botânicos traz muitos exemplos para serem analisados. 
3º Ciclo do ensino básico


NÓS ENTRE AS PLANTAS 
Se olhares para ti e para o que te rodeia quantas plantas consegues identificar? As plantas são a base dos ecossistemas, mas são também fonte de diversas matérias primas muito úteis no nosso dia a dia. A maleta dos Jardins Botânicos ajuda a esclarecer muitos enigmas sobre as utilidades das plantas. 
2º e 3º Ciclos do ensino básico

 

Preço: 3,5€/pax
Duração: 1h30

Inscrição prévia: sim
Lotação mínima: 15 participantes ou pagamento correspondente
Lotação máxima: 1 turma

Consulte também a oferta de visitas orientadas e atividades para grupos escolares no Museu e Jardins aqui
 

Inscrições e mais informações:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

 

Descarregue o PDF da iniciativa Jardins Botânicos na Escola, aqui.