Porquê e para quê uma Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)?

Jun/09 17:00 - Jun/09 18:00
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência Canal YouTube MUHNAC

60 Minutos de Ciência, com Luis Menezes Pinheiro | CESAM, COI-UNESCO

Quarta, 9 Junho, 2021 - 17:00 a 18:00

Sob proposta da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO), foi aprovada pelas Nações Unidas a criação da Década das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). Pretende-se com esta Década, envolvendo e mobilizando os mais diversos sectores da sociedade, aumentar o conhecimento global do Oceano, inverter o seu estado atual de degradação, proteger os seus ecossistemas e promover o uso sustentável dos seus recursos. Nesta sessão tentar-se-á responder à questão do porquê desta Década, quais os objetivos que se pretendem atingir e como podemos todos juntos contribuir para a sua concretização.

NOTA BIOGRÁFICA

Professor e Investigador em Geologia e Geofísica Martinha da Universidade de Aveiro (Dep. Geociências e CESAM) desde 1981. Presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, Delegado Nacional e Membro do Conselho Executivo da COI/UNESCO. Presidente do Comité de Geociências Marinhas da Comissão de Ciência para o Mediterrâneo (CIESM). Coordenou/participou em elevado número de projetos de investigação nacionais e internacionais e participou/coordenou cerca 50 cruzeiros científicos (21 internacionais), incluindo uma campanha de mergulho em submersível (4180m) e uma campanha e perfuração oceânica profunda (ODP). Autor/coautor de mais de 60 artigos em revistas internacionais do Citation Index e mais de 250 publicações. Interesses de investigação e atividade incluem a investigação da estrutura, formação e evolução de margens continentais, vulcanismo de lama, gás a pequena profundidade e hidratos de gás, oceanografia sísmica, e a promoção da capacitação e literacia em Ciências do Oceano. (http://www.cesam.ua.pt/lmp).

Assista em direto no YouTube do MUHNAC

Conheça a programação completa do MUHNAC aqui.