Seminário de Cultura Material da Ciência

As heranças coloniais do Jardim Botânico Tropical em Belém

Segunda, 28 Junho, 2021 - 17:00 a 18:00
Em direto no YouTube do MUHNAC
Seminário de Cultura Material da Ciência, com Sofia Lovegrove | Agência de Património Cultural dos Países Baixos/ Research Centre for Material Culture
Moderação: Marta Lourenço | Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa

Sinopse

A zona monumental de Belém é conhecida pelas suas várias referências monumentais e memoriais à chamada “Era dos Descobrimentos”. Neste espaço de exaltação seletiva do passado nacional, encontra-se o Jardim Botânico Tropical, um espaço cuja história está intimamente associada a episódios e práticas violentas do passado colonial do país. Nesta conversa, irei explorar estas histórias, mostrando como resquícios destas ainda são visíveis no jardim. Irei também refletir sobre a importância de não só dar a conhecer estas histórias, como de procurar compreender de que forma é que estas estão implicadas em certas formas de injustiça no presente, que constituem, essencialmente, uma continuação - mesmo que menos evidente - de práticas e epistemologias desenvolvidas durante o período colonial.

Nota Biográfica

Sofia Lovegrove vive e trabalha nos Países Baixos, onde é coordenadora assistente do programa International Heritage Cooperation na Agência de Património Cultural dos Países Baixos, e investigadora associada no Research Centre for Material Culture. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com as “afterlives” do colonialismo no presente, isto é, os resquícios materiais, bem como práticas e epistemologias formuladas durante e devido ao período imperial/colonial e a forma como estas perduram no presente. Foca-se sobretudo no contexto português, mas também investiga as suas ligações ao contexto colonial holandês.

Assista em direto no YouTube do MUNHAC.

Conheça a Programação do MUHNAC aqui

EM PARCERIA COM