Conversas a propósito de... Variações Naturais

Abr
29
Abr/29 17:00 - Abr/29 18:00
YouTube do MUHNAC

Montanhas: e se a neve desaparecer? 

Quando: 
Quinta, 29 Abril, 2021 - 17:00 a 18:00
Onde: 
YouTube do MUHNAC

Os ecossistemas de montanha são únicos e altamente valorizados, particularmente pela sua diversidade biológica e cultural. Estão também entre os sistemas mais sensíveis e vulneráveis à mudança climática e estão sob crescentes pressões ambientais, sociais e económicas. A programação da Exposição Variações Naturais lança uma discussão sobre as ameaças que as montanhas em Portugal enfrentam e traça caminhos para a sua sustentabilidade. 

Com: 

Ricardo Trigo
Professor Associado em Ciências-ULisboa e Diretor do Laboratório Associado Instituto Dom Luís - IDL-Ciências. É especialista em alterações climáticas e trabalha na área dos riscos naturais, tais como, cheias, secas, deslizamentos, ondas de calor e fogos. 

Pedro Prata
Original da Serra da Estrela desde 1982 onde cresceu, é formado em Biologia pela Universidade de Lisboa e Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Amsterdam e Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa. Trabalha desde 2012 em restauro de ecossistemas e desde 2014 é líder da iniciativa Rewilding no Vale do Coa. A partir de 2019 assumiu a liderança da Rewilding Portugal e da execução dos projetos de restauro da paisagem a larga escala, convicto que as condições dos processos naturais são a chave do restauro integral dos ecossistemas. 

João Tomás
Licenciado em Direito na Faculdade de Direito da ULisboa fez diversas formações (AESE e INSEAD), foi assistente da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, esteve em várias direções no papel de jurista e marketing na área do crédito e seguradoras. 
Desde 2006 é empresário na zona da Serra da Estrela na área da hotelaria (Casa das Penhas Douradas e Casa de São Lourenço) e na área do têxtil (Burel Factory). 

Ana Fonseca
Licenciada em Biologia, é técnica superior no Município de Seia - Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), desde 2001, onde desenvolve, entre outras, diversas atividades na área de interpretação do património e da educação ambiental. 


Moderação:

Gonçalo Vieira
Professor Associado no IGOT-ULisboa, Investigador no CEG-ULisboa, Diretor do Colégio Polar e Ambientes Extremos da ULisboa e Coordenador Científico do Estrela UNESCO Global Geopark. A sua investigação centra-se nos impactes das alterações climáticas na dinâmica das regiões polares e de montanha. 

 

Assista em direto no YouTube do MUHNAC

 

Mais informações sobre a exposição aqui

Conheça o programa do MUHNAC aqui

 

Uma iniciativa organizada no âmbito do projeto Lisboa Capital Verde Europeia 2020