As pirâmides efémeras

Objeto do mês de agosto de 2021 - Mês da fotografia 

Armazenamento de amendoim em pirâmides - Autor desconhecido

Era a Brigada de Estudos da Defesa Fitossanitária dos Produtos Ultramarinos da antiga Junta de Investigações do Ultramar, em 1957 procurava estudar, inventariar e aconselhar sobre a defesa de pragas às diversas empresas portuguesas envolvidas em produtos agrícolas nos territórios ultramarinos.

Ao leme desta brigada, o Dr. Carlos Manuel Baeta Neves, silvicultor, professor e cientista, estudou com a sua equipa os problemas de insetos e fungos no armazenamento do amendoim, cultivado na então província ultramarina da Guiné. Exercendo um acompanhamento constante às diversas abordagens de armazenamento deste fruto, a brigada acompanhou as práticas de armazenamento em pirâmides em Kano, no Norte da Nigéria.

As famosas pirâmides de amendoim terão começado a existir a partir do início do Séc. XX na África ocidental, com especial incidência nas cidades do Sul Sariano. A autoria destas aglomerações peculiares encontra-se atribuída ao comerciante e magnata de produtos agrícolas Alhassan Dantata que no auge da sua atividade ocupava uma área semelhante a um campo de futebol pirâmides de cerca de 15.000 sacos cada.

Uma parte fundamental da economia local, o seu armazenamento e expedição tornou-se uma forma de ostentação de riqueza e uma popular atração turística, chegando a atingir a sua expressão máxima durante os anos de 1960s e 1970s. Data de 1968 a nota bancária de 10 schillings nigerianos com uma ilustração destas estruturas e dois trabalhadores em primeiro plano.

Com o crescente investimento nas explorações petrolíferas, a Nigéria foi abandonando muita da sua rica produção agrícola nas décadas seguintes, levando com isso ao crescente desaparecimento destas empresas e destas enormes estruturas de sacos. Reconhecendo o valor patrimonial das mesmas, em 2014 o governo nigeriano reforçou o interesse em apostar na indústria do amendoim e em recuperar estas emblemáticas pirâmides.

 

English version

 

Legenda das fotos

Armazenamento de amendoim em pirâmides | Groundnut storage in pyramids

Autor desconhecido |unknown author, Kano, Nigéria, 1957

Proveniência | Provenance: Instituto de Investigação Científica Tropical, Col. Centro de Estudos de Fitossanidade e Armazenamento | Tropical Research Institute - Center for Plant Health and Storage Studies

Universidade de Lisboa, IICT Coleção de Fotografia |University of Lisbon, IICT Photography Collection

INV. IICT-CEFA 31963, 21748, 31964, 31966, 31965