Royal_Cine no MUHNAC

Out
15
Out/15 21:00 - Out/16 23:30
Jardim Botânico Tropical, Belém

#3 Colonialismo/Arquivos, no Jardim Botânico Tropical

Quando: 
Sexta, 15 Outubro, 2021 - 21:00 a Sábado, 16 Outubro, 2021 - 23:30
Onde: 
Jardim Botânico Tropical, Belém

Em outubro, às sextas e sábados, o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim Botânico Tropical e o Claustro do MUHNAC vão receber sessões de cinema! Uma iniciativa do projeto Royal_Cine que tem como objetivo sensibilizar e educar para o cimena. O programa é temático, dialogando com estes lugares, a sua história e os filmes exibidos. Algumas das sessões contarão com a presença dos realizadores e convidados, proporcionando uma breve conversa e diálogo com o público.

15 de outubro
Visões do Império
de Joana Pontes
Sinopse: Visões do Império é uma viagem colectiva ao passado colonial através de uma selecção de fotografias do império português, captadas desde os finais do século XIX até à Revolução de Abril de 1974, que pôs fim tanto ao regime político que governava Portugal, como ao estatuto colonial de vários territórios africanos que só em 1975, depois de uma longa guerra, se tornaram países independentes. Com a presença da realizadora. 
POR | 2021 | 93’ | DOC
 

16 de outubro
Spell Reel
de Filipa César
Sinopse: Spell Reel é a primeira longa metragem de Filipa César. Este filme é construído a partir de filmagens e fragmentos de filmagens do período revolucionário da Guiné-Bissau. Estas imagens de arquivo, que quase se perderam, foram filmadas por cineastas como Flora Gomes, Sana na H’Hada, Josefina Crato e José Bolama Cabumba, que registaram o processo de independência guineense, de acordo com a visão de Amilcar Cabral. A narrativa criada pela realizadora reflete sobre a questão do arquivo e da construção de uma história nacional.
Alemanha/Portugal/Guiné-Bissau | 2017 | 96'


Horário: 21h (entrada começa às 20h)

Entrada livre, com reserva obrigatória
www.royalcine.pt

Consulte o programa completo aqui.

Evento realizado de acordo com as normas vigentes da DGS relativas à realização de eventos ao ar-livre.

 

Sobre o projeto:
O projeto Royal_Cine é um projeto de sensibilização e educação para o cinema. Iniciou a sua atividade em 2019, através do programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. Ao longo de dois anos, desenvolveu um percurso para a educação cinematográfica, com atividades de abordagem à literacia fílmica e oficinas de realização em escolas do ensino básico e secundário da Junta de Freguesia de São Vicente. Para além das atividades em contexto escolar, promovemos um cineclube comunitário local, com projeções em diferentes espaços desta área da cidade, acompanhados por debates dinamizados por convidados, entre os quais alguns realizadores, atrizes e moradores locais. A nossa equipa multidisciplinar, de distintas áreas como o cinema, a antropologia, a história da ciência e as artes gráficas, decidiu abraçar um novo desafio, interligando interesses pessoais e questionamentos, e prosseguir os objetivos de criar circuitos gratuitos de exibição cinematográfica.