Royal_Cine no MUHNAC

#6 Extractivismo/Ruínas, no MUNHAC

Sexta, 10 Dezembro, 2021 - 21:00 a Sábado, 11 Dezembro, 2021 - 23:30
Átrio | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O cinema está de regresso ao MUHNAC! Às sextas e sábados, o átrio do MUHNAC acolhe a iniciativa do projeto Royal_Cine que tem como objetivo sensibilizar e educar para o cimena. Algumas das sessões contarão com a presença dos realizadores e convidados, proporcionando uma breve conversa e diálogo com o público.

10 dezembro
A Saliva do Lobo, de Rodolfo Pimenta e Joana Torgal

A escuridão da mina, invadida pela luz dos mineiros, pelas máquinas ruidosas e pelo permanente e intenso odor a minério no ar, transporta-nos para um ambiente em que o tempo e o espaço se confundem. Um documentário filmado nas Minas da Panasqueira entre 2008/9. Uma realidade captada por um olho-observador que não interfere, mas que acompanha um composto que nasce da terra e é decomposto pelo homem-máquina. A narrativa é criada em torno do processo de extração de minério e surge como uma abordagem à matéria orgânica em constante mutação.

Portugal | 2010 | Digital | Cor | 55′

11 de dezembro
Ruínas, de Manuel Mozos

Fragmentos de espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas. Vestígios de coisas sobre as quais o tempo, os elementos, a natureza, e a própria ação humana modificaram e modificam. Com o tempo tudo deixa de ser, transformando-se eventualmente numa outra coisa. Lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda. Lugares esquecidos, obsoletos, inóspitos, vazios. Não interessa aqui explicar porque foram criados e existiram, nem as razões porque se abandonaram ou foram transformados. Apenas se promove uma ideia, talvez poética, sobre algo que foi e é parte da(s) história(s) deste País.

Portugal | 2010 | Betacam Digital | 16:9 | 60’ | Cor

Horário: 21h (entrada começa às 20h)

Entrada livre, com reserva obrigatória
www.royalcine.pt

Evento realizado de acordo com as normas vigentes da DGS relativas à realização de eventos ao ar-livre.

Sobre o projeto:
O projeto Royal_Cine é um projeto de sensibilização e educação para o cinema. Iniciou a sua atividade em 2019, através do programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. Ao longo de dois anos, desenvolveu um percurso para a educação cinematográfica, com atividades de abordagem à literacia fílmica e oficinas de realização em escolas do ensino básico e secundário da Junta de Freguesia de São Vicente. Para além das atividades em contexto escolar, promovemos um cineclube comunitário local, com projeções em diferentes espaços desta área da cidade, acompanhados por debates dinamizados por convidados, entre os quais alguns realizadores, atrizes e moradores locais. A nossa equipa multidisciplinar, de distintas áreas como o cinema, a antropologia, a história da ciência e as artes gráficas, decidiu abraçar um novo desafio, interligando interesses pessoais e questionamentos, e prosseguir os objetivos de criar circuitos gratuitos de exibição cinematográfica.