Inauguração da exposição "Ecologias tentaculares"

Maio/17 17:00 - Maio/17 20:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Exposição da artista plástica Catarina Reis

Terça, 17 Maio, 2022 - 17:00 a 20:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

ECOLOGIAS TENTACULARES é uma instalação artística em processo de co-criação entre Catarina Reis e várias espécies de flora espontânea, vulgarmente conotadas como “ervas daninhas”. A artista convida estes seres a colonizar a fachada de um edifício, oferecendo-lhes um espaço subtraído à matéria arquitectónica. A forma da instalação é criada a partir do trabalho plástico sobre fendas, orifícios, e ocupações vegetais pré-existentes no edifício e no seu contexto, evidenciando um gesto que é simultaneamente de rotura e de reparação. A textura dourada evoca a técnica de reparação cerâmica kintsugi, que reconhece valor estético na exposição do erro, da imperfeição, e da vulnerabilidade na aceitação do “dano”. Ao mesmo tempo, a imagem do ouro, em contraste com uma ocupação vegetal tradicionalmente marginal e “daninha”, coloca em tensão conceitos de valor monetário, estético, ecológico e arquitectónico.

O dia 17 de Maio marca a abertura desta instalação ao público, e o início de um processo de interacção com a peça, que incluirá diversas experiências, respectiva observação e documentação, utilizando-se para o efeito diversas metodologias, num campo interdisciplinar entre arte, ciência e tecnologia. O resultado será apresentado em Setembro de 2022, sob a forma de uma instalação multimédia, a decorrer num espaço interior do MUHNAC.  O público é desafiado a descobrir uma face das ecologias urbanas, a partir de diferentes pontos de vista, escalas, e ambiências, na sua relação com os espaços arquitectónicos.

«I remember that tentacle comes from the latin tentaculum, meaning "feeler", and tentare, meaning "to feel" and "to try"

Haraway, D. (2016) Staying With the Trouble. Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press,p.31