MUHNAC-ULisboa recebe estagiários do "Programa Cuidar de Coleções"

Estágio realizado pelos alunos da Licenciatura em Conservação-Restauro da FCT-NOVA, que decorreu no MUHNAC-ULisboa entre junho e julho de 2021.

Foto @ Laura Mour

Pelo sexto ano consecutivo, o MUHNAC integra a edição do ‘Programa Cuidar de Coleções’ da Licenciatura de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa.

Durante os meses de junho e julho de 2021, o museu recebeu dois alunos. Um grupo mais pequeno dado o contexto pandémico que existia à data do estágio.

Esta ação de formação pretende promover a aquisição de conhecimentos ancorados em contexto real de trabalho. Esta edição teve como objetivo principal o aprofundamento de competências na área da Conservação Preventiva, nomeadamente na preservação e reacondicionamento de objetos da coleção de história da ciência/ história da química, expostos na Reserva Visitável do Laboratorio Chimico do MUHNAC-ULisboa, entre 28 de junho a 23 de julho de 2021, correspondente a 140 horas de formação, tendo sido orientado pelas conservadoras-restauradoras do Museu, Catarina Teixeira e Laura Moura.

No final do estágio, os alunos realizaram um vídeo que resume o que foi o seu trabalho.