cdcd

Contested Desires: Constructive Dialogues (CDCD)

‘Contested Desires: Constructive Dialogues’ (CDCD) vem na continuidade do projeto ‘Contested Desires: Difficult Conversations’ (2019-2022), mas com objetivos mais abrangentes e contemplando mais países e parceiros. Este projeto visa responder de forma criativa a um dos maiores desafios culturais da nossa sociedade: o legado do colonialismo na Europa, explorando de forma crítica as narrativas criadas em torno desse legado, através das artes e do património.

CDCD pretende envolver artistas contemporâneos e desafia-los a olhar para as questões que o colonialismo europeu desperta, através da reinterpretação das coleções museológicas e restante património. Por outro lado, construirá pontes entre artistas, curadores, investigadores e museólogos, de forma a explorar os atuais discursos critica e conscientemente; o trabalho com as comunidades é também uma prioridade, a partir do qual se pretende criar novos diálogos,  organização de exposições, eventos e outras atividades que permitam uma compreensão partilhada do passado colonial e do que este pode significar para os vários cidadãos de uma Europa multicultural.  Ao proporcionar, aos que trabalham com o património colonial, recursos e, acima de tudo, confiança, permitirá a criação de redes de diálogos construtivos e democráticos que reflitam os valores europeus e contribuam para a reconciliação com este passado contestado.

Instituição coordenadora e Investigador Responsável:
ECCOM – European Centre for Cultural Organisation and Management

Consórcio:

Entidade financiadora:
Creative Europe Programme (CE)

Referência: CREA-CULT-2023-COOP-2

Data de início e data de término: 1 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026

Explore a herança colonial através da arte

Embarque numa jornada transformadora com o projeto CONTESTED DESIRES: Constructive Dialogues (CDCD).

É um artista português, interessado em desvendar o nosso passado colonial e em partilhar o seu impacto na cultura contemporânea? Esta é a sua oportunidade de integrar um projeto internacional inovador, financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Mais informações aqui