Cem Traças - Projeto de divulgação científica

Campanha de crowdfunding.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência associa-se ao projeto “Cem Traças”. Um projeto de ilustração científica desenvolvido com base em borboletas noturnas- vulgarmente denominadas de traças- da coleção de insetos do MUHNAC. Os autores, Pedro Araújo e Tetyana Chkyrya, desenvolveram este projeto no âmbito do Mestrado em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes. O objetivo principal deste projeto é divulgar a coleção de insetos e a importância das coleções cientificas, assim como a importância da ilustração científica enquanto meio de comunicação visual.

Derivado deste projeto será publicado um livro com o mesmo título (Cem Traças) que consiste num catálogo das ilustrações realizadas. Nas 100 ilustrações realizadas, estão representadas 16 famílias de borboletas noturnas. As ilustrações são o ponto central do catálogo, sendo acompanhadas por um mapa assinalando o do local de colheita e escala de cada exemplar. As ilustrações são ainda acompanhadas pelo número de catálogo de cada espécime, usado como base para cada ilustração.

Neste sentido, e de forma a financiar a impressão do livro, está a decorrer uma campanha de Crowdfundig onde todos podemos apoiar este projeto.

Aceda à campanha aqui e contribua para este projeto até dia 16 de novembro.

Saiba mais sobre o Cem Traças através da página de Facebook, blog e YouTube