Jardins para todos

Oferta de visitas e atividades no Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim Botânico Tropical para todos públicos.

Jardim Botânico Tropical
JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

O Jardim Botânico Tropical situa-se em Lisboa, na zona monumental de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Ocupa uma área total de cerca de 7 hectares, integrando um Parque Botânico aberto ao público com 5 hectares. Com um património vegetal especializado em flora tropical, o Jardim encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Preço: 3€/pax
Inscrição prévia: sim, inscrição até 5 dias de antecedência
Lotação mínima: 10 participantes

Jardim Botânico de Lisboa
JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA

O Jardim Botânico de Lisboa é um jardim científico que foi projetado em meados do século XIX para complemento moderno e útil do ensino e investigação da botânica na Escola Politécnica. Algumas coleções merecem menção especial. A notável diversidade de palmeiras, vindas de todos os continentes, confere inesperado cunho tropical a diversas localizações do Jardim. As cicadáceas são um dos ex-libris do Jardim. Autênticos fósseis vivos, representam floras antigas, que na maioria se extinguiram. Hoje, são todas de grande raridade, havendo certas espécies que só em jardins botânicos se conservam. O Jardim é particularmente rico em espécies tropicais originárias da Nova Zelândia, Austrália, China, Japão e América do Sul, o que atesta a amenidade do clima de Lisboa e as peculariedades dos microclimas criados neste Jardim. A 4 de novembro de 2010 o Jardim Botânico foi classificado como monumento nacional.

Preço: 2,5€/pax
Inscrição prévia: sim, inscrição até 5 dias úteis de antecedência
Lotação mínima: 10 participantes

Visitas com jardineiros
VISITAS COM JARDINEIR@S

Os jardineiros e as jardineiras mantêm, no dia a dia, as coleções dos jardins botânicos e têm muitas histórias para contar. Na primeira quarta-feira do mês, oferecem-nos uma visita especial ao Jardim Botânico de Lisboa e ao viveiro fechado ao público. Inscreva-se!

3 janeiro
7 fevereiro
6 março
3 abril
5 junho
3 julho
7 agosto
4 setembro
2 outubro
6 novembro
4 dezembro

Local:  Jardim Botânico de Lisboa

Preço: incluído no bilhete
Inscrição prévia: não

* NOTA
Lotação de visitas/eventos limitada para público em geral, sujeita a inscrição até 5 dias úteis de antecedência e pagamento até 48h de antecedência, após confirmação da visita.
Visitas/atividades para grupos escolares sujeitas a marcação até 5 dias úteis de antecedência e respetiva confirmação. Pagamento antecipado no caso das atividades “Museu na Escola” e pagamento na hora para grupos escolares que visitam o Museu; neste caso o cancelamento sem encargos é possível até 48h de antecedência, após este prazo é aplicada taxa de cancelamento.

Life in

LIFE | IN - VIDA NOS JARDINS BOTÂNICOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Vamos descobrir plantas, fungos, insetos e outros organismos que se escondem nos Jardins Botânicos da Universidade de Lisboa! Assim, podemos promover o estudo da biodiversidade "urbana", em conjunto com os cidadãos que visitam os nossos Jardins. Conheça mais sobre este projeto aqui.

Informação brevemente disponível

Horário: 16:00 às 17:00
Local: Jardim Botânico de Lisboa

Preço: gratuito

JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Informação brevemente disponível

Horário: 16:00 às 17:00
Local: Jardim Botânico Tropical

Preço: gratuito
Lotação máxima: 20 participante

VISITAS NOTURNAS

JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA
O que se ouve e cheira no Jardim Botânico de Lisboa à noite? Será que conseguimos ver alguns dos seus habitantes no crepúsculo? A importância ecológica dos jardins.

24 abril
29 maio
26 junho
30 outubro

Hora: 20h30 às 21h30

Local: Jardim Botânico de Lisboa

Preço: 2,5€/pax
Lotação mínima: 10 participantes

As atividades só se realizam com número mínimo de participantes.

Atividades no Museu para todas as idades, no âmbito das diversas áreas científicas e temáticas da atualidade, estimulando a aprendizagem ativa e um primeiro contacto com a investigação e a inovação científicas, sobre questões do quotidiano que complementam os programas curriculares.
Descarregue o Programa Educativo 2023/2024