Como alimentar de forma sustentável 7 mil milhões de habitantes?

Jan
21
Jan/21 18:45 - Jan/21 19:45
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com Maria Amélia Martins-Loução

Quando: 
Quinta, 21 Janeiro, 2016 - 18:45 a 19:45
Onde: 
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Como alimentar de forma sustentável 7 mil milhões de habitantes? Como manter uma dieta rica em proteína e sem consequências para a saúde? 

Estes são os motes para esta primeira sessão, que pretende justificar a importância de um grupo de plantas - as leguminosas de grão - que desde o século VII AC fazem parte da dieta alimentar humana e que são agora amplamente celebradas pela UNESCO neste que é considerado o Ano Internacional das Leguminosas.


Nota biográfica de Maria Amélia Martins-Loução

Professora Catedrática Aposentada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais (CE3C). Doutora em Biologia –especialidade Ecologia (Universidade de Lisboa) aprofundou, em particular, as estratégias do uso de azoto pelas plantas. Posteriormente, tem-se dedicado a estudos ecofisiológicos do azoto no continuum solo planta- atmosfera, relação planta-microrganismos e a estratégias de conservação de plantas, com base no conhecimento da ecologia das espécies. A promoção e comunicação científica é o actual desafio a que se dedica. Foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa de 2006 a 2012, Directora do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural, de 2003 a 2009, Presidente da Direcção do Museu Nacional de História Natural (2004 a 2006) e Presidente do Departamento de Biologia Vegetal da FCUL durante 4 anos (1999-2003). Comissariou a exposição “Aventura da Terra: Um Planeta em Evolução”, patente no actual Museu Nacional de História Natural e da Ciência, desde 2009, e organizou um ciclo anual de WorldCafé sobre esta mesma exposição no âmbito do Ano Internacional da Matemática para o Planeta Terra. Foi coordenadora, consultora e revisora de projetos a nível nacional e internacional, como FCT, NATO, ADI, COST, EU-FP-5 a EU-FP-7. Foi editora de livros e volumes temáticos de revistas internacionais, como Plant and Soil e Journal of Soil and Sediments. É autora de mais de 150 títulos (capítulos de livros e artigos internacionais) e de mais de 40 artigos de divulgação científica.

 

Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com lugar na Sala Vandelli do MUHNAC, este programa decorrerá nas terceiras quintas-feiras de cada mês, pelas 18h45.

 

Próxima sessão: Maria Teresa Rebelo | 18 de fevereiro