Quando, onde e como? Os insetos na investigação criminal.

Fev
18
Fev/18 18:45 - Fev/18 19:45
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com Maria Teresa Rebelo

Quando: 
Quinta, 18 Fevereiro, 2016 - 18:45 a 19:45
Onde: 
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Quando, onde e como? Os insetos na investigação criminal.

Breve apontamento histórico da Entomologia Forense, suas implicações médicas, veterinárias e na conservação da vida selvagem. Decomposição cadavérica, sucessão entomológica e estimativa do intervalo post-mortem (IPM). Diversidade e ecologia dos insetos com interesse forense. Exemplos de casos e desafios futuros.


Nota biográfica de Maria Teresa Rebelo

Professora Auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), doutorada em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa desde 2004, mestre em Protecção Integrada pelo Instituto Superior de Agronomia (1994) e licenciada em Biologia (1986, FCUL).

Publicou 33 artigos em revistas especializadas e 7 capítulos de livros. É autora e coautora de um título de software e outros 81 itens de produção técnica. Participou em 85 eventos eventos científicos nacionais e internacionais. 

Orientadora e coorientadora de um pós-doutoramento, três teses de doutoramento, 55 dissertações de mestrado (42 concluídas e 13 em curso) nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias, além de um estágio ERASMUS e um bolseiro do programa brasileiro CNPq. Participou em 10 projetos de investigação, coordenando dois. Atualmente participa em dois projetos.

Tem como principais áreas de investigação Gestão de Pragas e Entomologia Forense.

Webpage

E-mail: mtrebelo@fc.ul.pt

 

Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com lugar na Sala Vandelli do MUHNAC, este programa decorrerá nas terceiras quintas feiras de cada mês, pelas 18h45.