Noite Europeia dos Investigadores 2019

SCICITY – Science in the City | Ciência na cidade

Sexta, 27 Setembro, 2019 - 18:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência e Jardim do Príncipe Real

`Ciência na cidade’ é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro. A temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

O consórcio deste projeto, coordenado pela Universidade de Lisboa através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-ULisboa), conta ainda com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a  Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa para o desenvolvimento das atividades em Lisboa, Braga e Évora. A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril é também parceira, contribuindo para a abordagem da preservação do património cultural, disseminando a Dieta Mediterrânica, assim como a Câmara Municipal de Lisboa que garantirá o envolvimento de diversos públicos e intervenientes da sociedade civil na cidade de Lisboa.

O MUHNAC-ULisboa funcionará como a unidade centralizadora das atividades que decorrerão nessa noite em Lisboa, estando a ser planeado um programa de oferta ao público em geral, no Rato/Príncipe Real, que compreende o desenvolvimento de atividades principais no Museu, mas também eventos paralelos no jardim do PríncipeReal, com o objetivo de  apresentar a investigação de enorme qualidade produzida em Portugal.  O projeto cobrirá ainda as regiões do Minho e do Alentejo com atividades a decorrer no Altice Fórum Braga, em Braga e na Universidade de Évora.

Além das atividades durante a Noite, este consórcio promove uma série de atividades preparatórias, ao longo de 2018 e 2019, com o intuito de cativar o público em geral para o grande evento e, mais eficazmente, divulgar a Ciência e o papel dos nossos cientistas para a construção das cidades do futuro.

Toda a informação atualizada em: www.noitedosinvestigadores.org

Programa de atividades para Lisboa

This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme Marie Skłodowska Curie actions under proposal No 819161