Passar para o conteúdo principal
Novas exposições

Novas Exposições

EXPOSIÇÃO DO CURSO ANUAL DE DESENHO DE NATUREZA
10ª EDIÇÃO 2022/2023
 

Mostra de exercícios e projetos realizados ao longo do ano letivo pelos alunos da 10ª edição do curso livre de Desenho de Natureza, que decorreu no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC), com orientação de Pedro Salgado.
Apresentam-se desenhos a preto e branco e a cores, em diversas técnicas, realizados na sala de aula no Jardim Botânico de Lisboa (MUHNAC) e em saídas de campo para espaços naturais. Tal como nas edições anteriores, os alunos deste curso são de diversas idades, formações, e com interesses cruzados entre o desenho e a natureza.

Data: 15 outubro a 31 dezembro
Mais informações aqui

 

HABITAT E A POÉTICA DOS 5 SENTIDOS

Exposição da artista plástica Altina Martins

Exposição de tapeçaria e escultura. HABITAT, pretende invocar no plano simbólico e mitológico o entrelaçamento quântico, refletido na dualidade entre o céu e a terra, através de representações do cosmos, do reino animal e vegetal.

Data: 11 outubro a 5 novembro
Inauguração: 10 outubro, 17h00 às 20h00

Local: Museu - Laboratório de Química Analítica
Preço: incluído no bilhete do Museu

Mais informações sobre a exposição aqui.

 

LABORATÓRIO

Exposição do artista plástico Rui Matos

Nesta exposição, o artista parte da ideia de laboratório como local de experimentação, onde objetos-utensílios nos ligam a sentimentos e emoções. Decepar, decompor, destruturar, faz parte da maneira de trabalhar de Rui Matos, para depois com o que lhe fica em mãos, ele construir uma nova realidade. Interessam-lhe as relações que estabelece com os objetos que cria, principalmente os mais simples e ancestrais, que implicavam uma relação direta com a mão, o corpo e o gesto.
A escultura é sobre a relação ideia-matéria. Se as ideias condicionam a matéria, a matéria abre possibilidades na concretização das ideias.

Data: 10 novembro a 9 dezembro
Inauguração: 9 novembro, 18h00 às 20h00

Local: Museu - Laboratório de Química Analítica
Preço: incluído no bilhete do Museu

Mais informações sobre a exposição aqui

 

NATURA

Exposição da artista plástica Conceição Abreu

Na sequência de residência artística no museu em contacto com a coleção do herbário, Conceição Abreu realiza esta exposição.  Na relação com o meio — entre o espaço e um sentido de lugar, cria tecituras. Tal como acontece nos processos têxteis, desenvolve a sua prática artística a partir de movimentos simples e repetitivos que aproximam, ligam e entrelaçam. Na cadência da repetição dos gestos, entre a permanência e a deslocação, explora possibilidades de entretecimento com o mundo.

Data: 10 novembro a 14 janeiro
Inauguração: 9 novembro, 18h00 às 20h00

Local: Museu - Sala Azul
Preço: incluído no bilhete do Museu

Mais informações sobre a exposição aqui

 

NOTES ON PERCEPTION

Exposição do artista plástico Xavier Ovídio

Perceção; fenomenologia; Simulacro; Ironia; Artista/Cientista - atelier como laboratório; Evolução científica e tecnológica; Natura-cultura; Sustentabilidade. A exposição tem como base conceptual as lógicas da perceção, tendo como ponto de referência a obra literária Fenomenologia da Perceção do Merleau Ponty, obra integrante na investigação para a tese de mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Data: 10 novembro a 5 janeiro
Inauguração: 9 novembro, 18h00 às 20h00

Local: Museu - Sala de Exposições Temporárias
Preço: incluído no bilhete do Museu

Mais informações sobre a exposição aqui.

 

L'INVISIBILE

Exposição da artista plástica Helena Valsecchi

Pintura, escultura, desenho, instalação. Investigação artística sobre a relação entre a dimensão da perceção do sagrado e a da ciência, particularmente em campo antropológico, em consonância com o trabalho mais recente da artista.

Data: 8 dezembro a 8 janeiro
Inauguração: 7 dezembro, 18h00 às 20h00

Local: Museu - Laboratório de Química Analítica
Preço: incluído no bilhete do Museu

Mais informações sobre a exposição aqui.

 

Exposições com curadoria de Sofia Marçal.