Novas Exposições


EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS DA 8ª EDIÇÃO DO CURSO DE DESENHO DE NATUREZA 

Mostra de exercícios e projetos realizados ao longo do ano letivo pelos alunos da 8ª edição do curso livre de Desenho de Natureza, que decorreu no MUHNAC, com orientação de Pedro Salgado. Apresentam-se desenhos a preto e branco e a cores, em diversas técnicas, realizados na sala de aula no Jardim Botânico de Lisboa e em saídas de campo para espaços naturais. Tal como nas edições anteriores, os alunos deste curso são de diversas idades, formações, e com interesses cruzados entre o desenho e a natureza.


Datas: 2 de dezembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022
Local: A060
 

OS COGUMELOS REGRESSAM AO JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA 

Todos os anos, com as primeiras chuvas de Outono, outro mundo desperta: o mundo escondido dos cogumelos! Com cores brilhantes ou discretas, delicadamente perfumados ou nauseabundos, de formas atrativas ou camuflados, eles são a parte visível de fungos que desempenham um papel essencial na manutenção dos ecossistemas terrestres, como recicladores que ajudam a decompor a matéria orgânica em produtos assimiláveis por outros organismos. 

Omnipresentes neste nosso planeta, os fungos podem associar-se com as raízes das plantas, numa simbiose perfeita, formando as micorrizas; outros associam-se com algas originando os líquenes. Outros ainda, são parasitas com atuações que, nalguns casos, já conseguiram alterar o rumo da história…

Como fonte de alimento, os cogumelos podem ser deliciosos, mas todo o cuidado é pouco quando nos atrevemos a colhê-los diretamente da natureza. É preciso conhecê-los pois o mais pequeno engano pode ser fatal. 

Estão todos convidados a descobrir este ‘Mundo Escondido’ numa mostra efémera com material vivo, coorganizada pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), a inaugurar no próximo dia 4 de novembro, pelas 16:00


Data: 4 a 7 de novembro
Local: Palmário do Jardim Botânico de Lisboa 

 

Preço: incluido no preço do bilhete de visita ao Museu 
Inscrição prévia: não 

 

PROGRAMA ARTE, NATUREZA E CIÊNCIA
Consulte aqui.