Sessão Especial - O Mar Vivo: Ensaio Fotográfico de Hussain Aga Khan

Dez
11
Dez/11 16:30 - Dez/11 19:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa
Sessão disponibilizada em Live Streaming.
Quando: 
Quarta, 11 Dezembro, 2019 - 16:30 a 19:00
Onde: 
Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa
A partir de um conjunto magnífico de fotografias subaquáticas, a exposição O Mar Vivo: Ensaio Fotográfico de Hussain Aga Khan procurou sensibilizar para a beleza sublime, complexidade e fragilidade da vida nos oceanos.
No seu último mês de exibição, convidamos à participação numa sessão especial composta por uma palestra organizada pelo CCOceanos - Centro de  Comunicação dos Oceanos e de uma entrevista ao autor da exposição, o príncipe Hussain Aga Khan, que responderá às perguntas do público numa sessão moderada pela diretora do MUHNAC-ULisboa, Marta Lourenço.
 
Inscreva-se nesta sessão especial através do e-mail geral@museus.ulisboa.pt ou acompanhe a sessão on-line. Link de acesso brevemente disponível.
 
PROGRAMA
 
16h30
Palestra CCOceanos - Biotherm: O risco de um oceano sem tubarões (nem baleias)! 
Moderação: Nysse Arruda, jornalista CCOceanos
Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos! Sua longa evolução proporcionou-lhes uma sofisticada estrutura corporal e um complexo metabolismo.  São ágeis, velozes, mergulham até os 2.000 metros de profundidade e vivem entre 60-70 anos, com ciclos de vida muito semelhantes aos dos seres humanos. Sabe-se que alguns tubarões podem mesmo alcançar 5 ou 6 séculos de existência!  Mas atualmente as suas vidas estão em risco devido à sobrepesca, à poluição derivada de atividades humanas e à falta de conhecimento e empatia por parte da sociedade. 

Convidados: João Correia, Fundador da Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios e da empresa Flying Sharks; Ana Dinis, Investigadora do MARE (pólo da Madeira) no projeto Whale Tales Project.
 
18h00
 À conversa com Hussain Aga Khan, Focused on Nature
Moderação: Marta Lourenço, diretora do MUHNAC-ULisboa
Num registo descontraído, o príncipe Hussain Aga Khan irá partilhar a sua experiência e responder às questões do público on-line e off-line numa entrevista conduzida pela diretora do MUHNAC-ULisboa, Marta Lourenço.

 

Inscrições através do e-mail geral@museus.ulisboa.pt.

EM PARCERIA COM

   

A CCOceanos é patrocinada por: