Passar para o conteúdo principal
Exposição temporária

Data

25 Fevereiro - 16 Junho 2024

Local

Sala Allossaurus | Museu

Ao longo da sua história, os Panoramas têm servido a propaganda de regimes imperialistas. O Panorama do Congo foi um desses casos. Encomendado aos pintores belgas Alfred Bastien e Paul Mathieu para a Exposição Internacional de Gante, em 1913, esta grande pintura circular com 115 metros de comprimento por 14 metros de altura tinha como principal objetivo promover o interesse dos jovens pela colónia belga. Ao representar o Congo como um ‘Éden Africano’, pretendia-se apagar as atrocidades contra o povo congolês cometidas poucos anos antes no intitulado ‘Estado Livre do Congo’ (1877-1908), propriedade privada do rei Leopoldo II. Por toda a sua controvérsia, o Panorama do Congo ficou esquecido nas reservas de museus durante quase um século.
 
Esta exposição decorre de um projeto de investigação (CONGO VR — FilmEU RIT) que desenrolou e fotografou o Panorama do Congo, pertencente à coleção do War Heritage Institute, com o objetivo de reinterpretá-lo em Realidade Virtual através do seu contexto histórico violento e de intervenções de artistas da diáspora congolesa como Kongo Astronauts (Eléonore Hellio & Michel Ekeba), Deogracias Kihalu, Lukah Katangila, Hadassa Ngamba e Castélie Yalombo. A exposição pretende trazer o Panorama do Congo para os debates da descolonização e do pensamento decolonial, levantando questões relacionadas com o património, a memória e a identidade coloniais.

 

O projeto de investigação Congo VR - Decolonising the Panorama of Congo: A Virtual Heritage Artistic Research é um dos projetos piloto financiados no âmbito do FILMEU RIT - Research | Innovation | Transformation project, European Union GRANT NUMBER: 101035820 - H2020-IBA-SwafS-Support-2-2020.
Filmeu RIT é um projecto H2020 liderado pela Universidade Lusófona.

 

Folha de sala 

 

ATIVIDADES ASSOCIADAS

VISITAS ORIENTADAS, com os curadores Victor Flores e Ana David Mendes. 
Datas: 14 abril, 12 maio, 16 junho

Preço: gratuito

Inscrição:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

 

MEDIA