6 Julho 2024 — 16h00 - 18h00

PORTO | Museu História Natural e Ciência da Universidade do Porto

Um herbário não é apenas uma coleção de plantas secas: é uma janela para o passado, revelando histórias sobre a vida e o ambiente de uma cidade. Desde o século XVII que naturalistas e botânicos exploraram o núcleo citadino e suas redondezas, coletando plantas meticulosamente identificadas, catalogadas e preservadas. Estas coleções botânicas são valiosos recursos educativos e de investigação, utilizados por estudantes, cientistas e historiadores para compreender a história natural e cultural da cidade do Porto.

Comparando espécimes de diferentes séculos e décadas, é possível identificar mudanças significativas no ambiente urbano, como a expansão da cidade, a extinção de algumas espécies nativas e a introdução de plantas exóticas. Além disso, o uso medicinal e cultural de muitas dessas plantas é documentado nos herbários, revelando como eram usadas. Nesta visita exclusiva, conheceremos as coleções botânicas que ligam as pessoas às plantas e a cada lugar, para descobrir a relevância do Herbário do MHNC-UP, na companhia da sua curadora, Cristiana Vieira.

Dinamizadora: Cristiana Vieira, Curadora do Herbário do MHNC-UP
Lotação máxima: 20 participantes
Ponto de encontro: Polo Central do Museu de História Natural e Ciência da U.Porto, Campo dos Mártires da Pátria 81, Porto. Portugal

Inscrições e mais informações: visitas@mhnc.up.pt